domingo, 28 de outubro de 2012

Pintura Encáustica Marcelo Tanaka

Sobre a finitude...



“[...] Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração
[ ] …. você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro. Você tem que acreditar em alguma coisa – sua garra, destino, vida, karma ou o que quer que seja. Essa maneira de encarar a vida nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença para mim.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu…” 

Texto completo em MacMagazine


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Walt Disney's & Salvador Dali - Destino 2003 (HD 1080p)




"O filme conta a história de Chronos, a personificação do tempo e da incapacidade de realizar seu desejo de amor por uma mortal. As cenas misturam uma série de pinturas surreais de Dali com dança e metamorfose.A produção de destino começou em 1945, 58 anos antes de sua conclusão e foi uma colaboração entre Walt Disney eo pintor surrealista espanhol, Salvador Dalí. Salvador Dali e Walt Disney foi o destino produzido por John Dali e Hench por 8 meses, entre 1945 e 1946. Dali, na época, Hench descrito como uma "figura fantasmagórica" ​​que sabia melhor que Dalí ou os segredos do filme da Disney. Por algum tempo, o projeto permaneceu em segredo. O trabalho do pintor Salvador Dali era preparar uma animação seqüência de seis minutos combinando com dançarinos ao vivo e efeitos especiais para um filme no mesmo formato de "Fantasia". Dali em estúdio trabalhando em Os personagens da Disney estão lutando contra o tempo, o relógio gigante que emerge da face de pedra grande de Júpiter e que determina o destino de todos os romances humanos. Dalí e Hench estavam criando uma técnica nova animação, o equivalente cinematográfico de "crítica paranóica" de Dali.Método inspirado na obra de Freud sobre o subconsciente ea inclusão de imagens ocultas e dupla. 
Dalí disse: "Entertainment destaca a arte, suas possibilidades são infinitas."O enredo do filme foi descrito por. Dalí como "A exibição mágica do problema da vida no labirinto do tempo." 
Walt Disney disse que foi "Uma história simples sobre uma jovem garota em busca do amor verdadeiro."

domingo, 14 de outubro de 2012

Arte do Artista: primeiro episódio




Dédalo e Ícaro

A QUEDA DE ÍCARO – Peter Paul Rubens, 1636-8.
Óleo sobre tela. Museu de Arte Antiga, Bruxelas.
Lenda de Dédalo e Ícaro

Dédalo era um construtor e um escultor muito competente de Atenas que caiu em desgraça por ter assassinado Talo. Acolhido com amizade pelo rei Minos de Creta, Dédalo refugiou-se com o filho Ícaro na Ática. Foi incumbido de construir um labirinto para guardar o terrível Minotauro, filho da Rainha Pasifae, mulher de Minos, e de um touro. Minotauro era portanto um monstro, metade homem e metade touro, que se alimentava de carne humana. O labirinto era tão perfeito que até Dédalo teve dificuldade em sair dele.
O rei Minos, como castigo pelo facto dos Atenienses lhe terem matado o filho Androgeu, tomou a cidade de Atenas e impôs um tributo anual de sete rapazes e sete raparigas para alimentar o Minotauro. Ao fim do terceiro tributo, Teseu, filho do rei de Atenas, ofereceu-se como uma das vítimas, a fim de salvar a sua Pátria do flagelo que os atingia. Ao chegar a Creta, Ariadne, filha do rei Minos, apaixonou-se pelo jovem Teseu e, com a ajuda de Dédalo, deu ao jovem um novelo de fio que guiou o herói para fora do labirinto. Furioso com a traição de Dédalo, o rei Minos mandou-o encerrar, juntamente com o seu filho Ícaro, numa ilha de onde não podiam fugir sem autorização do rei. Dédalo começou então a imaginar uma fuga. Recolheu penas de aves e, unindo-as com cera, construiu asas para si e para o filho. Conseguiram assim voar até uma ilha vizinha, mas Ícaro, entusiasmado com o sucesso da experiência, continuou a voar cada vez mais alto, não dando ouvidos a Dédalo, que de terra o advertia para não voar alto de mais, por causa do sol. Como se aproximou demasiado do sol, este derreteu a cera das asas e Ícaro caiu no mar Egeu, afogando-se para grande desgosto de Dédalo, que mais não pôde fazer do que observar e chorar a morte do filho. A ilha, onde caiu o corpo do jovem Ícaro, recebeu o nome de Icária.

Referências:
 Lenda de Dédalo e Ícaro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-10-14].
Disponível na www: .

sábado, 13 de outubro de 2012

Arte do Artista


Algumas vezes surge no horizonte alguma coisa realmente nova na TV, que nos tira da mesmice rotineira de nossas vidinhas burras. Hoje, entre um feriado e um domingão, zapeando preguiçosamente, descubro um programa muito instigante, provocativo... Confiram:  Arte do Artista, com apresentação de Aderbal Freire Filho, vai ao ar pela TVBrasil, sábado, 20horas.