
"Um livro é a prova de que o homem é capaz de fazer magia" Carl Sagan
Ressucita-me
Autor: Vladimir Maiakovski
Ela, que também amava os animais,
Entrará sorridente assim como está na foto sobre a mesa.
Ela é tão bonita, ela é tão bonita que, na certa, eles a ressuscitarão.
O século trinta vencerá o coração destroçado já pelas mesquinharias.
Agora vamos alcançar tudo o que não podemos amar na vida com o estrelar das noites inumeráveis.
Ressuscita-me, ainda que mais não seja por que sou poeta e ansiava o futuro.
Ressuscita-me lutando contra as misérias do cotidiano.
Ressuscita-me, por isso ressuscita-me. Quero acabar de viver o que me cabe, minha vida, para que não mais existam amores servis. Ressuscita-me para que ninguém mais tenha
De sacrificar-se por uma casa, um buraco. Ressuscita-me para que a partir de hoje, a partir de hoje, a família se transforme e o pai seja pelo menos o universo e a mãe seja no mínimo a terra, a terra, a terra.
Le Fresnoy, Studio national des arts contemporains 22 rue du Fresnoy BP 80179 59202 Tourcoing Cedex France Tel 33(0)320283808
www.lefresnoy.net
ppronnier@lefresnoy.net
Conceituado centro de formação, pesquisa e produção audiovisual na Europa, localizado em Tourcoing, na região francesa Nord-Pas de Calais, Le Fresnoy ocupa um deslumbrante conjunto arquitetônico assinado por Bernard Tschumi, autor de projetos arrojados como La Villette (Paris), Acropolis Museum (Atenas) e Blue Residential Tower (Nova Iorque). Para abrigar a escola Le Fresnoy, Tschumi simplesmente desenhou um teto futurista, que unificou instalações de um antigo complexo de lazer.
Neste ambiente que oscila entre o passado e o hi-tech, são acolhidos anualmente estudantes do mundo inteiro para um programa de dois anos, sob a orientação de professores-convidados que também realizam suas próprias obras. O primeiro ano é dedicado à realização de trabalhos com mídias modernas, como fotografia, cinema em película 16mm ou 35mm, vídeo e outras. No segundo ano, o artista-estudante desenvolve uma obra digital sob forma de instalação, que pode ter propostas interativas.
Ao final de cada período letivo, uma exposição coletiva chamada Panorama reúne os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.
Le Fresnoy possui apenas funcionários administrativos e técnicos. Não há corpo docente permanente. A cada ano, são convidados nomes de prestígio para workshops e acompanhamento dos trabalhos lá realizados. Entre estes já estiveram Jean-Luc Godard, André Labarthe, Michael Snow, Chantal Akerman, Raymond Bellour, Jacques Aumont e Tsaï Ming Liang.
O Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas é financiado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França e pela administração da Região Nord-Pas de Calais, com apoio da cidade de Tourcoing.
Michel-François Delannoy Presidente
Alain Fleischer Diretor artístico e pedagógico
Pascale Pronnier Coordenadora Geral
Le Fresnoy – Estúdio nacional de artes contemporâneas é financiado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação francês, pela Região Norte - Pas de Calais com a participação da cidade de Tourcoing. Os equipamentos técnicos foram co-financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).