terça-feira, 19 de junho de 2012

Escadaria Selarón


Si e Bel na Escadaria Selarón

Inspirada nas fotos que minha cunhada Simone tirou na Escadaria Selarón e nas imagens do DVD arte na escola sobre  paineis realizados em cerâmica, fui pesquisar um pouco mais e encontrei esse site que traz listado vários paineis espalhados pelo Brasil e que nem sempre recebem a devida atenção.
Confiram em PAINEIS.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Zarpando (ainda...)


Joaquim Torre Garcia - 1941
En sudamérica, Joaquín Torres García, artista plástico y teórico del arte uruguayo, buscó darle notoriedad al continente sudamericano, allá por el año 1941, creando la Escuela del Sur, y dibujando como símbolo un mapa sudamericano al revés.

"He dicho Escuela del Sur; porque en realidad, nuestro norte es el Sur. No debe haber norte, para nosotros, sino por oposición a nuestro Sur. Por eso ahora ponemos el mapa al revés, y entonces ya tenemos justa idea de nuestra posición, y no como quieren en el resto del mundo. La punta de América, desde ahora, prolongándose, señala insistentemente el Sur, nuestro norte.

Zarpando...


"A bússola, mais conhecida pelos marinheiros como agulha, é sem dúvida o instrumento de navegação mais importante a bordo. Ela teve sua origem na China do século IV a.C. Sua adaptação e reconhecimento no Ocidente aconteceu cerca de 1.500 anos depois. A primeira referência deste instrumento na Europa aparece em um documento de 1190, chamado "De Naturis Rerum". As primeiras bússolas chinesas não utilizavam agulhas . Eram compostas por um prato quadrangular representando a Terra. O "indicador"(objeto que indica a direção), com forma de concha, era de pedra imantada e a base (prato), de bronze. Um círculo no centro do prato representava o céu e a base quadrada, a terra.
 O cabo da concha indicava o sul. A concha é uma representação simbólica da Ursa Maior. A base continha caracteres chineses que assinalavam os oito pontos principais: norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. A introdução da agulha aumentou a precisão da leitura."

Leia mais em MUSEU TEC