sexta-feira, 11 de maio de 2012

Arte Patrimonial - Pintura Mural de Aldo Locatelli no Palácio Piratini



 O Negrinho do Pastoreio - Aldo Locatelli (1915-1962)

Creio que todos que já visitaram a capital do Rio Grande do Sul tiveram o prazer de apreciar as pinturas murais que se encontram espalhadas pelas diversas salas do Palácio Piratini. 
Lembro, muito especialmente, da primeira vez que vi essas imagens e fiquei muito impressionada. A visita foi agendada pela minha professora do ensino fundamental (creio que foi numa 5º ou 6ª série) e ela aproveitou a visita histórica-social e política, quase uma obrigação na época (ditadura militar), para falar de literatura e arte. Fui uma criança privilegiada, tive muitos professores maravilhosos. Talvez não tenha dado o devido mérito a eles na época, mas hoje sei o quanto influenciaram minha escolhas profissionais e pessoais.

Quanto aos paineis, "(...)as imagens, que Aldo Locatelli criou para a série de murais no Palácio Piratini, não isolam o Rio grande do Sul dos demais Estados soberanos da Federação. Elas são geradas no âmbito do pensamento proveniente do simples, do puro poder originário do humano universal. Imagens que somam este potencial nas novas formas, arrojadas experiências e de anseios que buscam a síntese de uma expressão estética. Imagens coerentes com a redemocratização do Brasil. Imagens que buscam esconjurar as tristes experiências pessoais, vividas pelo muralista, na guerra,e as cruéis ideologias totalitárias e que ele queria remeter para um passado definitivo. Neste pensamento, os murais do Palácio contornam a temática batida, e a inverídica, da belicosidade da índole do sul-rio-grandense e que o isolam tanto da rica cultura brasileira"¹

¹  Prof Círio Simon


Nenhum comentário:

Postar um comentário