terça-feira, 15 de maio de 2012

"Saberes, estesia e cultura" por Jesica Henck


Antônio Saggese - Cemitérios - 1990

Minha amiga Jescia Henck, de Canela-RS,  fez uma síntese perfeita dos conceitos que estamos trabalhando. Não posso acrescentar nem tirar uma palavra, uma vírgula...Faço minhas as suas palavras...Transcrevo para que possam apreciar e debater essas questões tão presentes na vida de todo educador que se preocupe com a educação, a arte e a vida.

"O que são saberes?
 
            O saber é uma forma de aprendizagem que tem origem na sensação, na vivência, mas não se restringe apenas a este ato; une-se experiência e razão, provêm desde o senso comum que compreende nosso processo de socialização e vivência cultural; a subjetividade que vai sendo construída através de nossa experiência de vida; saberes profissionais ligados ao mundo do trabalho e as necessidades que temos para desenvolvê-lo; saberes estruturados que circulam na sociedade proveniente dos meios de informação e comunicação de massa; saberes científicos adquiridos através de estudo, pesquisa, debate e análise; saberes filosóficos e saberes religiosos.
 
 
O que é estesia?
 
Trata-se da capacidade de pôr-se diante de algo e demonstrar sensibilidade, perceber, sentir emoção, deixar-se atingir positivamente ou negativamente diante de algo, é o contrário da anestesia onde estamos amortecidos e dormentes incapazes de sentir. A estesia é o inverso é a capacidade de envolver-se, perceber e admirar-se diante de algo.
 
 
O que é cultura?
 
            Modos diferentes de organizar a vida social, formas de relacionar-se com outros seres humanos próprias de cada região. Pensar em cultura é um convite para pensar em nós como sujeitos sociais, históricos que possuem desejos próximos, conquistas e almeja relacionar-se com os outros. Cultura como um conceito antropológico inclui todo o contexto das relações humanas e suas complexidades, neste contexto, pretendo desafiar as ideias errôneas com as quais nos deparamos, onde as pessoas afirmam a existência de culturas inferiores e culturas superiores, não conseguem conceber que a diversidade estabelece as relações culturais e não há como quantificar o valor de uma cultura. Por outro lado, há inúmeros saberes que são próprios de cada localidade, as questões culturais passam por hábitos, conhecimentos, crenças e desejos.”

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