domingo, 29 de abril de 2012

Animal Farm (Revolução dos Bichos)




1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.
Era uma vez a fazenda do senhor Jones, que de cruel forma explorava os animais que lá viviam, ficando com todo o produto de seu trabalho e dando-lhes em troca, apenas abrigo e comida suficiente para que não parassem de trabalhar.
Chegou o dia em que um sábio porco chamado Velho Major reuniu todos os animais no celeiro e lhes mostrou o seu sonho, uma fazenda não mais governada pelos homens, mas pelos próprios animais, onde não mais haveria exploração, mas sim, igualdade entre todos os animais. Era o animalismo!
Os animais se revoltam contra o homem opressor!
O Velho Major morreu, porém seu sonho permaneceu vivo na figura de dois jovens porcos, Bola de Neve e Napoleão. Liderados pelos porcos e revoltados com suas péssimas condições de vida, os animais deram início a uma revolução sem precedentes na história das fazendas, a Revolução dos Bichos!
O fazendeiro Jones foi expulso e o controle da fazenda passou para o controle dos animais, que agora poderiam desfrutar dos frutos do seu trabalho, pois agora, tudo pertencia a todos.
Os fazendeiros da região, seriamente preocupados com o possível alastramento do animalismo pelas suas propriedades, tomaram a decisão de invadir a fazenda dos animais e esmagar a rebelião.
Sob o comando do porco Bola de Neve, o exército dos animais repeliu a invasão e expulsou novamente os homens, garantindo assim a posse da fazenda. Estava feito, o sonho do animalismo era real, o início de uma nova era, uma era de paz e igualdade entre os animais.
Os ideais da revolução são corrompidos.
Napoleão, no entanto, não está disposto a dividir o poder, entrando em conflito com Bola de Neve e o declarando inimigo da Revolução. Utilizando cães ferozes, treinados desde filhotes para obedecer-lhe, Napoleão expulsa Bola de Neve da Fazenda e, pouco a pouco, começa a estabelecer novas regras.
As regras estabelecidas pelo Velho Major, inspiração para a revolução, são modificadas. Os porcos passam a morar na antiga casa do fazendeiro Jones, o produto do trabalho dos demais animais não é dividido entre todos, mas entregue aos porcos, que decidiam o que fazer com ele.
Os que discordavam dos porcos e de seu líder, Napoleão, eram sumariamente executados, enquanto o sonho da revolução virava pesadelo e seus ideais eram abolutamente corrompidos!
Animal ou humano, oprimido ou opressor?
Logo, os porcos se comportam de tal maneira, que é praticamente impossível distingui-los dos antigos opressores humanos.
A "Revolução dos Bichos", livro escrito por George Orwell e lançado em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, início da Guerra Fria, é uma clara alegoria da Revolução Russa de 1917, que expulsou o Czar, estabeleceu o comunismo e criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Ao contrário do que muitos pensam, o livro não é uma crítica ao comunismo, mas sim ao Stalinismo, período em que a União Soviética foi comandada por Josef Stalin, e onde milhões de pessoas perderam a vida. Para o autor, Josef Stalin teria enterrado os ideais marxistas que inspiraram a Revolução e se tornado um opressor tão ou mais cruel do que seus antecessores.
O simbolismo é claro, o Velho Major seria Karl Marx, que ao lado de Engels escreveu o Manifesto Comunista em 1848, fornecendo as bases ideológicas para a Revolução. Bola de Neve seria Leon Trotsky, que lutou pela Revolução, mas discordava das idéias de Stalin, que por sua vez, é representado no livro pelo porco Napoleão.
Além disso temos os humanos representando o poder capitalista, os cães representando a temível KGB, o cavalo representando o proletariado, as ovelhas representando o povo que só faz repetir o que ouve, sem a capacidade de raciocinar. 
A Revolução dos Bichos é leitura obrigatória tanto para simpatizantes quanto para não simpatizantes das idéias marxistas. É a visão do autor sobre como o sonho de uma sociedade igualitária foi corrompido, uma visão sobre os eventos que influenciaram e ainda continuam a influenciar o mundo em que vivemos (embora nitidamente com bem menos força desde a queda do Muro de Berlim).
Disponível em ESTAMOS TODOS CEGOS
 

Mas afinal de contas o que é FÁBULA?
“A fábula é uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo, cujo desenlace reflete uma lição de moral, característica essencial dessa. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos. A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros.Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que traz sempre uma moral, alguma coisa para não cometermos erros.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário