segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salamanca do Jarau (Teiniaguá)



A Salamanca do Jarau é uma lenda gaúcha, também conhecida como lenda da Teiniaguá, que conta a história de uma princesa moura que se transformara em bruxa, e que teria vindo em uma urna de Salamanca, na Espanha, e acabou indo morar em uma caverna no Cerro do Jarau, no Rio Grande do Sul.
Ícone da cultura gaúcha, a Teiniaguá, é uma Princesa Moura, transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios, Anhnangá-Pitã. Séculos atrás, quando caiu o último reduto árabe na Espanha, veio fugida e transfigurada em uma velha; para que não fosse reconhecida e aprisionada.
Corpo de Lagartixa, (ou salamandra), encontra-se no lugar de sua cabeça uma pedra preciosa cintilante, cor de rubi, que fascina os homens e os atrai, destinada a viver em uma lagoa no Cerro do Jarau. (...)
Esta lenda, registrada porJoão Simões Lopes Neto e publicada pela primeira vez no ano de 1913, inspirou Erico Verissimo a escrever partes de seu romance O tempo e o Vento.

O processo criativo: depois de escolhida a lenda (não fábula) regional, foi realizada uma edição a partir da fotografia de uma das lagartixas moradoras da minha casa, com a utilização de filtros e processos de duplicação que resultou em um efeito de "mandala".

Pensei na criação de uma mandala por causa do universo mágico da lenda, do misterioso que envolve a transformação da princesa em ora em bruxa ora em lagartixa e das origens das mandalas, do efeito caleidoscópico que surge...Pareceu ter uma simbiose perfeita no momento. O verde representando o Cerro do Jarau e o vermelho representando a princesa moura tranformada em lagartixa da cor do rubí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário